QUAL É A MELHOR DUPLA NO ATAQUE DO BENFICA?

Com a saída de João Felix para o Atlético Madrid, muito se tem falado do ataque das águias. Opções não faltam, mas o problema é que os avançados ainda não estão com a pontaria bem afinada.

Atualmente no plantel principal, Bruno Lage tem quatro avançados à sua disposição – Haris Seferovic, Raul de Tomas, Jota, e Carlos Vinícius. Entre eles, em cinco jogos oficiais, marcaram dois dos 16 golos marcados, ambos na vitória em casa contra o Paços de Ferreira (Seferovic e Vinícius).

O ano passado, Seferovic fez dupla maravilha com João Felix.

Enquanto que o internacional Português jogava como um avançado vagabundo, tendo mais liberdade no seu posicionamento, Seferovic baixava entre linhas para não só ligar o ataque ao meio campo, mas também para causar desequilíbrios na defesa do adversário.

A sua capacidade de segurar o jogo, e dar um alívio ao meio campo e aos defesas fez com que os defesas adversários jogassem mais em cima dele. O que acontecia era que agora abriam se espaços atrás da linha defensiva para que João Felix pudesse explorar.

Ao contrário disso, quando essa estratégia não resultava, João Felix esticava o jogo para as alas, dando oportunidade a Pizzi para fazer o movimento de fora para dentro, completamente baralhando os defesas. Ainda por cima tinham de levar com a rapidez de Rafa do outro lado.

Um ataque com bom balanço, e que se não resultasse com a estratégia A, apostava se na estratégia B ou C. Com a saída de João Felix, acho que essa mesma táctica poderá só resultar com Jota no onze, ou então Rafa a jogar como segundo avançado.

Pode ser que Jota seja a peça importante para conquistar o 38?

Seferovic e Raul de Tomas para mim são muito semelhantes no seu estilo de jogo.

Ambos conseguem segurar o jogo, conseguem descer entre linhas para receber a bola, só que nenhum deles traz uma característica no seu currículo que João Felix tinha – capacidade do um contra um, e a velocidade para explorar o espaço vazio.

Pode ser que Carlos Vinícius possa preencher essa vaga, mas pelo pouco que temos visto, ainda não estou convencido.

Na minha opinião, com RDT na posição de Seferovic, e Jota ou Rafa atrás daria resultado.

Isso sim, dava a mesma dinâmica ao ataque do ano passado. Sabendo que Jota ainda tem muito que aprender, com exceção a Rafa, ele é o jogador com as características mais semelhantes às de João Felix.

Jogando com RDT e Seferovic, mesmo se um deles flectir para as alas, abrindo espaço para Pizzi fazer o movimento para o centro, nenhum deles tem a velocidade que tinha João Felix. Por isso, mas sendo apanhado em contra pé, o adversário sabe que não vão atrás de um avançado repentino. Metendo Jota à mistura, isso sim causava muitas dores de cabeça aos defesas tendo em conta a sua velocidade. Ele até é capaz de ser mais rápido que João Felix.

Bruno Lage lançou João Felix o ano passado deixando a sua marca para o 37. Será que Jota pode ser a nova aposta maravilha do mister?!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar